A importância da realização do teste de Habilidades Comportamentais

* Aristides Ianelli Junior

Habilidades comportamentais são aquelas próprias de cada um, são características pessoais que nos indicam que aquela pessoa poderá ter mais ou menos facilidade em determinada atividade. É por meio desse teste que conseguimos identificar, por exemplo, que um alguém tem mais afinidade com comunicação do que com o controle de planilhas, ou que alguém se sentirá mais à vontade em atividades administrativas do que nas comerciais.

Essa avaliação do perfil de cada estudante ajuda muito a Estagilize, rede de franquias especializada no recrutamento, seleção e encaminhamento de estudantes para vagas de estágio, a encontrar a pessoa certa para a vaga ofertada. Mas, antes de falar da importância do teste de habilidades comportamentais, gostaria de falar um pouco sobre o motivo que nos levou a usá-lo em nossa rotina de trabalho.

A Estagilize tem como missão compreender as necessidades de seus clientes, entender seus objetivos e ajudar essas empresas a formatar o perfil ideal para cada vaga de estágio. Só a partir desse trabalho consultivo é que passamos a buscar o estudante ideal para aquela vaga. Ao desempenhar esse trabalho de elaborar o perfil, é muito comum que as empresas busquem pessoas com experiência na função desejada.

Ocorre que somos especializados em estágios para estudantes e definitivamente afirmamos que o estágio é um período de desenvolvimento, neste caso entendemos que nem todos os estudantes, ou poucos deles, têm a experiência que as empresas gostariam que eles apresentassem, afinal, estão iniciando sua trajetória profissional agora.

Neste ponto cria-se o impasse entre o que as empresas esperam e o que os candidatos têm para apresentar. Foi justamente por conta desse impasse que passamos a planejar o nosso trabalho seguindo um enfoque diferente daquele que o mercado está habituado a usar. Ou seja, enquanto as empresas que selecionam estagiários estão procurando experiência, nós estamos em busca de habilidades comportamentais, que permitirão que esses candidatos se adaptem facilmente à atividade e à empresa que está contratando.

É claro que não desprezamos em nenhum momento as necessidades específicas que as empresas têm em relação a cada candidato. O que fazemos é encontrar aqueles que possuem os conhecimentos mínimos desejados em conjunto com as habilidades comportamentais, para que ele se desenvolva mais rapidamente naquela atividade e naquela organização.

Agora, já tendo explicado o que são as habilidades comportamentais e porque nós usamos essa avaliação, vou falar da sua importância. Todo estudante que faz seu cadastro na Estagilize, faz um teste rápido que nos permite avaliar a composição de suas habilidades comportamentais. Isso significa que por meio desse teste conseguimos identificar que um estudante terá mais facilidade para trabalhar na área de criação de uma agência de publicidade, por exemplo, enquanto outro terá mais facilidade em atuar no atendimento ou mesmo em suporte a clientes.

Ao final do teste, todo estudante recebe um retorno a respeito do seu perfil de habilidades comportamentais e deverá responder se a descrição que fizemos do seu perfil é ou não condizente com o que ele observa sobre si mesmo. Vale ressaltar que a assertividade do teste é de mais de 95%, ou seja, a cada 100 estudantes 95 concordam com a avaliação que fazemos de seu perfil comportamental.

Ainda a respeito dos resultados obtidos, temos que salientar que avaliamos o perfil de habilidades apenas para complementar nossas observações após a entrevista, e que o teste poderá ser refeito periodicamente, permitindo observarmos a evolução das habilidades de cada estudante.

O resultado do teste de habilidades determina se um candidato será ou não encaminhado para uma vaga? A resposta é não. O teste de habilidades comportamentais serve para que tanto o candidato quanto a empresa estejam orientados sobre quais facilidades e dificuldades o candidato encontrará no seu dia a dia, segundo seu perfil de habilidades e as atividades que irá desenvolver.

Agora fica mais fácil explicar a importância do teste.  Após recrutarmos os candidatos com base em seus conhecimentos, experiências, curso e outros critérios objetivos, fazemos a entrevista para apurarmos suas competências. Por fim, observamos com base em seu perfil de habilidades comportamentais quais poderão ser suas facilidades e dificuldades em relação às tarefas propostas.

Isso possibilita que empresa e estagiário possam planejar a atuação levando em consideração as habilidades daquela pessoa e também os pontos a serem mais observados com o objetivo de resguardar tanto a qualidade do trabalho, como o bem-estar de todos. Uma vez que sabemos quais são os pontos que devemos ter atenção redobrada, não somos surpreendidos com resultados abaixo das expectativas. Por outro lado, sabendo das maiores potencialidades do estagiário, a empresa poderá investir cada vez mais nos pontos em que ele tem mais capacidade de desenvolvimento.

Outro aspecto muito relevante da observação do resultado do teste é que o candidato poderá refletir quais são os pontos em que ele deve ter mais atenção em sua rotina de trabalho.

Em nossa avaliação, vale muito mais para a empresa contratar uma pessoa com habilidades comportamentais que possibilitem seu desenvolvimento e o aprendizado de novas rotinas e técnicas, do que contratar uma pessoa já “experiente”, mas sem as habilidades comportamentais adequadas para aquela empresa ou atividade.

É esse o nosso trabalho, entender as necessidades e objetivos das empresas e buscar pessoas que possam estar bem encaixadas, tanto nos aspectos técnicos como também nos comportamentais. O resultado tem sido excelente. Empresas satisfeitas, estagiários felizes e motivados e a Estagilize cada vez mais orgulhosa de buscar sempre o melhor para todos.

*Aristides Ianelli Junior é presidente e sócio-proprietário da rede de franquias Estagilize Estágios

Comentários