Franquear uma empresa não é tão simples quanto parece

A expansão de uma empresa pelo Franchising é uma estratégia para quem quer ter diversas unidades, mas não tem capital ou tempo disponível para abrir unidades próprias. Mas empreender errado no Franchising pode significar a morte de um negócio até então seguro e rentável.

Depois de tentativas frustradas e investimentos sem resultado, aprendi a importância de apostar na profissionalização como estratégia para fortalecer a marca e preparar o negócio para expansão. Não basta ser expert no negócio para franquear sua marca, você precisará ter experts em franquias para fazer seu projeto decolar.

É um erro imaginar que para franquear seu negócio basta produzir os documentos jurídicos e contratuais, vender unidades e ensinar pessoas a fazerem o que você faz. É preciso ir além. A estratégia de expansão de uma rede é diferente de um negócio tradicional. Aqui não se pode começar do zero.

É preciso ter cuidado na escolha do franqueado. Não basta que ele tenha dinheiro para investir se ele não tiver o perfil traçado para ser seu franqueado. Caso contrário, certamente em pouco tempo ele deixará de ser um parceiro no negócio para se tornar uma demanda na justiça.

Além disso, como franqueador, é preciso ver que há duas empresas. Uma, a sua unidade própria, que atende ao cliente final do produto. A outra é a franqueadora que tem sua estrutura pronta para fazer a gestão das unidades com o objetivo de fazer com que elas atinjam resultados cada vez mais satisfatórios.

Assim, fazer seu negócio franqueável tornará tudo “maior e potencializado”. Você conseguirá evidenciar exponencialmente a marca, terá unidades em locais que jamais seria possível, possuirá novas fontes de faturamento e fará a gestão de um negócio dinâmico e rico. Por outro lado, toda mudança de sistema, estratégia que seria fácil implementar em sua unidade local, deverá ser pensada e dimensionada para toda rede, considerando franqueados, culturas regionais, parceiros etc. E, sim, isso pode facilmente determinar o sucesso ou o fracasso do negócio. Então, será que sua empresa está pronta para ser franqueada? Você está pronto?

*Aristides Ianelli Junior é presidente e sócio-proprietário da rede de franquias Estagilize Estágios

Comentários