Como ter sempre bons profissionais em sua empresa.

bons profissionais empresas estagiários

Está difícil encontrar bons profissionais para sua empresa?

Esse é um problema muito comum e que tem dado dor de cabeça para muitos empresários. O que eu mais tenho ouvido é – “Eu só não cresço mais por que não encontro profissionais para trabalhar e quando encontro, são caros e ficam pouco tempo.” Quando encontramos um profissional que achamos ser o ideal, percebemos que ainda podemos ter alguns problemas, como:

  • Esse profissional custa caro;
  • Ele pode sair caso receba uma oferta melhor;
  • Demonstra certos vícios de empregos anteriores;
  • Vai precisar de um tempo para se adaptar à nova rotina da empresa;
  • Não tem aquela garra que a gente gostaria.

O que fazer para resolver esse problema?

Sabemos que depender apenas de um ou dois profissionais que são indispensáveis para a empresa é muito arriscado. É a mesma coisa de ter apenas um cliente grande, se ele decide ir embora sua empresa pode quebrar. E o que fazemos quando temos apenas um cliente grande? Saímos para prospectar novos clientes e as vezes nos deparamos com aquele possível cliente que tem um grande potencial de expansão mas que ainda precisa de uma força inicial. Uma oportunidade para investir. (claro quando temos certeza que vale a pena)  Isso vai criar um vínculo muito forte entre os dois, caso esse cliente cresça, fidelizando a parceria e trazendo bons frutos para todos.

 

Onde as empresas estão encontrando bons profissionais?

Como falamos antes a procura por talentos no mercado de trabalho acaba sendo muito dispendiosa pela falta de profissionais capacitados e seus altos custos. Além de que, muitos chegam “viciados” por seus antigos modelos de trabalho, levando muito tempo para se adaptarem, as vezes em sucesso. Encontrar bons profissionais não é uma tarefa fácil e ainda assim com surpresas.

O que tem ocorrido em grandes empresas é a busca pela formação de futuros líderes e o desenvolvimento de funcionários capacitados para atuar em determinadas áreas através de programas de estágio. Isso tem funcionado muito bem por vários motivos, e um deles é o fato de você poder treinar desde cedo, uma mão de obra que será moldada dentro da cultura da organização.

Ao contrário do que se pensa, 90% estagiários são efetivados logo depois de se formarem, o que demonstra uma grande satisfação do empregador. É muito comum encontrar grandes talentos nas empresas em que começaram como estagiários, hoje ocupando cargos de confiança.

 

Fidelizar o profissional

Uma coisa que todos tem medo é investir anos em um profissional e ele abandonar a empresa por uma remuneração maior. O estagiário quando ganha a oportunidade de aprender na prática algo que ele já vem estudando e sonhando com isso, acaba se dedicando muito mais do que um funcionário comum e tende a ter uma fidelidade muito maior. Existem casos de estagiários que chegam a cargos de gerentes ou viram sócios da empresa onde começaram.

Para o estudante a oportunidade de estagiar é uma necessidade, principalmente nos últimos anos da faculdade, “É como você tirar uma carta e nunca dirigir um carro.” diz Renato Siqueira que começou sua careira como estagiário em agência de propaganda – por isso é fundamental entrar em contato com o mercado de trabalho para ganhar essa experiência.

Algumas empresas levam os novos estagiários para treinamentos técnicos e comportamentais, participam de palestras sobre desenvolvimento de carreira e desenvolvem projetos com o objetivo de propor melhorias em determinados processos da empresa — e ainda fazem apresentações das ideias para a diretoria e recebem prêmios.

 

É vantagem para qual empresa?

Sim, mesmo que você não tenha um departamento de treinamento para ajudar na capacitação do estagiário, muitas vezes o próprio estagiário busca esse conhecimento. Além do fato dos custos serem bem mais baixos, a presença de estagiários oxigena a equipe e promove mudanças significativas nos funcionários mais experientes, que sentem a necessidade de corresponder às expectativas pelo maior tempo de casa. O que é importante para empresa saber é se o perfil daquele jovem é indicado para a função que vai exercer.

Teste de habilidade

Alguns estudantes apesar de serem bons alunos percebem mais tarde que aquela não era a área que sonhava. Por isso fazer um teste de habilidade antes de contratar é algo fundamental. A Estagilize estágios oferece esse tipo de estudo do aluno, ajudando as empresas a terem maior assertividade na hora da contratação. Ela também assegura todos os passos tanto na escolha como nas documentações jurídicas. Se quiser saber mais clique aqui.

Pense antes de contratar, pode ser muito vantajoso para sua empresa, e você ainda estará ajudando, quem sabe, seu futuro gerente.

 

 

Comentários